(G)I-DLE se apropriou de mais uma cultura graças ao eu lírico da Soyeon em Last Dance

Depois de muita polêmica e dedo no cu, o (G)I-DLE continua vivo pra contar suas histórias através das lentes da Soyeon. Eu acho bom; apesar de todo esse rolê das acusações de bullying, eu gosto muito do grupo desde o debut, então tenho um carinho por todos os lançamentos. Além de que a Cube não vai largar o osso do (G)I-DLE tão cedo… 

Pois bem, hoje elas retornaram com um single promocional avisando que são as novas bruxinhas presentes no Universe, aquele app de troca de mensagens entre idol e fã. A música demorou pra sair, até por conta das notícias sobre a Soojin, então tiveram que reformar todo o lançamento (apesar de terem alguns pontos no MV que eu vou comentar mais pra baixo).

Mas como será que está essa tal de Last Dance? Vamos assistir o MV aqui embaixo.

Last Dance já ganha pontos comigo pelo (G)I-DLE ter deixado um pouco de lado aquela sonoridade meio moombahton que dava a característica de cada lançamento novo ser uma derivação do anterior. Em vez disso, elas apostaram num deep house maravilhoso que, mesmo tendo a mesma estrutura de linhas que as demais músicas, marca uma inovação importante pro grupo. Eu sempre tive a total certeza de que elas poderiam entregar muito mais e Last Dance provou isso. 

O que me deixa mais satisfeita ainda é ler os comentários do Youtube e tweets por aí dizendo que isso não se parece com nada que o (G)I-DLE já fez. E que bom que não parece, sabe? Quase três anos do debut pra continuar lançando a mesma base de Latata com a desculpa de ser uma “marca”… Pra mim, isso é jogar no safe. O (G)I-DLE sempre soube se reinventar visualmente, mas era mais que óbvio que grande parte das pessoas que escutam kpop esperavam uma mudança sonora também. E ela veio. 

Bom, como eu já tinha comentado no post sobre grupos com acusações de bullying, a Soojin foi cortada de todas as formas desse novo lançamento. Eu acredito que Last Dance deveria vir um pouco depois do término das promoções do I burn, já que o grupo faz parte do Universe desde novembro do ano passado, e daria tempo de engatar as produções de um novo mini álbum. Não foi o que aconteceu; a Soojin permanece em hiato enquanto o grupo tenta seguir sua carreira por cima dos acontecimentos, porém eu tenho duas observações importantes pra fazer.

Com o (G)I-DLE em cinco, eu imaginei que seria feita uma nova distribuição de linhas, afinal a música teve de ser regravada. Aí chega hoje e a Shuhua canta três palavras. Três anos e essa garota não aprendeu nenhuma palavra em coreano, Cube? É realmente escolha dela soltar um peido na música e sair fora? A fanbase que me desculpe, mas não dá pra engolir isso não, e olha que eu sou formada por anos em EXO, onde tinham quatro chineses e os quatro cantavam mais que a Shuhua que é uma só. Ela entregou no refrão? Entregou, mas dava pra oferecer mais palavras pra ela do que “onjongil last dance”. 

Segundo ponto: se o lançamento inteiro foi editado pra cortar a Soojin, por que raios as cenas em grupo ainda mostram seis integrantes? Se a menina tá em hiato pra evitar exposição por conta das acusações, não adianta botar ela de easter egg pra agradar fã (se é que agradou alguém). E, se não quiseram regravar o MV inteiro, não é como se a gente estivesse numa época onde não desse pra recortar a imagem dela com algum software, né? Sei lá, já não tinha gostado da direção do MV, agora que eu reparei nisso, achei tudo muito porco e até de mal gosto com o restante do grupo. Ótima música pra um MV péssimo.

Mas, num geral, Last Dance serviu um ótimo single promocional pra dizer que o (G)I-DLE continua vivo, apesar de tudo. Diria até que é melhor que a música que o IZ*ONE gravou para o Universe em janeiro, mas todo essa história do MV e da preguiça da galera da produção derrubou um pouco a moral do lançamento comigo. Esse conceito merecia muito mais, queria ter visto a Soyeon se apropriar do wicca de uma forma mais sombria e, principalmente, bem produzida.

Acompanhe o AYO GG nas redes sociais:

Facebook | Twitter | Curious Cat | Instagram

Se você gosta muito do AYO GG e quiser transferir uns trocados pelo Pix, utilize a chave rafaellasolla@hotmail.com.

Autor: Rafa

26 anos, de São Paulo e ativa nessa vida de pop asiático há mais tempo do que eu gostaria.

2 pensamentos

  1. quando eu vi as imagens do mv e notei a soojin eu fiquei ué, ela já voltou??? até notar q era só a cube sendo uma preguiçosa mesmo e n cortando a menina direito, mas enfim eu fico feliz q o g-idle lançou algo q n é repack de latata (q continue assim), só n tenho certeza se gostei da música o suficiente eu terminei o mv e fiquei: é, tá ok

    Curtido por 1 pessoa

  2. Menina, não compensaria cortar a Soojin de TD, nem mesmo por edição de vídeo (Que até onde eu sei, a única forma de fazer isso é borrando a pessoa, não tem como tirar a pessoa realmente, a não ser que seja fundo verde, oq não é esse caso)

    Pra mim, foi igual uns grupos que tiveram idols chutados antes de comeback, que só regravar a cena de dança, mas ainda há o integrante chutado (Vide AB6IX)

    E eu achei que a música sairia da linha do grupo, até pq não tem dedo da Soyeon da produção, mas não foi bem oq aconteceu… Mas felizmente, amei demais e já pode promover haha

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s