Revisita AYO GG | 6 de janeiro de 2011

Revisita é uma seção do AYO GG dedicada a falar dos lançamentos de dez anos atrás pra gente se dar conta do tempo que passou, escutar uma música e falar “Já faz tudo isso???? Jesus, como eu to velho…” mesmo tendo 20 e poucos anos.

Estamos em 2021 e eu me dei conta de como seria legal colocar algo mais retrô no site, afinal, o ano de 2011 está mais longínquo do que nunca. O que você estava fazendo neste exato momento daquele ano? Eu tinha meus quinze aninhos e admitia pra mim mesma que eu amava jpop, por exemplo.

Mas em questão de lançamentos femininos na Ásia, o que será que rolou lá pra trás na data de hoje?

Secret – Shy Boy

Antes da Coreia do Sul despencar em queda livre na era retrô para todos os seus artistas nesse ano, existiu um grupo no remoto ano de 2011 que trazia o puro suco (ou milkshake, nesse caso) de anos 50.

O Secret foi um grupo relativamente bem sucedido no final da segunda geração para o começo da terceira, sempre mantendo o retrô como identidade sonora. Vindo de grandes músicas como Madonna, o grupo não tinha alcançado sua tão sonhada primeira vitória nos programas musicais até retornar em 6 de janeiro 10 anos atrás com Shy Boy.

Brilhantemente construída com a identidade cultural cafona da década de 50 que a gente costuma ver muito no Ocidente por culpa da hegemonia norte americana, Shy Boy é um grande woop-dee-boo de letra simples e majoritariamente em inglês por ter um refrão gigante que toma de 60 a 70% da música, mostrando o lado mais doce e feminino da época.

É difícil ver o kpop flertar com outras décadas, ainda mais em 2011 (teve outro grupo que fez isso no mesmo ano, o que foi transformado em um dos maiores atos culturais do kpop, mas isso eu vou falar mais pra frente). O Secret cumpriu bem o papel de trazer uma música completamente estabelecida dentro do seu conceito. É fofo, é retrô, é grudento, é anos 50 da forma mais fantasiosa que pode ser.

Shy Boy não teve uma longevidade grande comigo, mais por conta de não gostar tanto de músicas nesse estilo. Se for pra falar de Secret comigo, eu vou responder com Madonna, com Poison e números mais maduros, mas Shy Boy tem uma memória afetiva por me lembrar uma amiga muito querida do colégio. Hoje eu avisei pra ela que essa música completa uma década hoje. Nana, espero que você aproveite o post e sinta aquela pontinha de nostalgia.

Autor: Rafa

26 anos, de São Paulo e ativa nessa vida de pop asiático há mais tempo do que eu gostaria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s