Por onde andam as ex-participantes do SIXTEEN?

Essa semana, dia 5, fez seis anos desde a estreia do reality show da JYPE que definiu o que hoje conhecemos como TWICE: o SIXTEEN! Lá em 2015, a empresa reuniu suas 16 trainees em um survival pra ver quem seriam as merecedoras de estarem no seu futuro grupo até então, casa de grandes sucessos como Wonder Girls e você está brincando de beija ou passa na comunidade do miss A que morreu tragicamente. O programa debutaria um grupo de sete integrantes através de missões semanais, sendo que uma sempre seria eliminada ao final do episódio. As participantes ficavam divididas entre MAJORS e MINORS.

Na época, o SIXTEEN foi alvo de algumas polêmicas (Mnet sempre dando seu nome nas falcatruas), como a volta da Momo que havia sido eliminada no quarto episódio e a adição da Tzuyu, contrariando o que havia sido dito do TWICE ser um grupo de sete garotas. Isso gerou uma aura desconfiada em torno do programa porque não cumpriram o combinado. Além disso, o JYP era bem babaca com as participantes e vários momentos configuraram abuso psicológico, como a divisão das meninas. As MAJORS ficavam num dormitório legal, cada uma com seu quarto e treinos durante o dia; já as MINORS eram as periféricas sem talento que dormiam num chiqueiro e treinavam de madrugada.

Porém, mesmo com as controvérsias, o SIXTEEN foi bem assistido e debutou o grupo de gera a maior receita da empresa atualmente. O TWICE continua até hoje sendo um puta sucesso, tanto na Coreia do Sul, quanto no Japão, e elas continuam servindo hits e #1’s não importa a mudança de identidade que elas façam. O grupo foi um acerto e tanto da JYPE, todas as meninas tem uma energia legal entre elas e planejam sair juntas da empresa.

Só que o SIXTEEN foi formado por mais garotas além das nove que já conhecemos hoje. Algumas continuam ativas na vida de idol, outras meteram o pé da JYPE e tentaram a sorte em outros lugares, e tem ainda aquelas que desistiram por conta do trauma que a escrotidão do programa causou. Você já se perguntou por onde elas andam? Será que você se lembra de todas elas? Nesse post, eu elenquei todo mundo por ordem de saída do SIXTEEN pra gente dar uma espiada na vida atual das ex-participantes.

Lee Chaeyeon 

A mais velha das irmãs Lee foi eliminada no segundo episódio do programa, durante a missão do jacket cover (onde as duas equipes precisavam fotografar para o lançamento de um álbum seguindo um conceito que elas mesmas prepararam). Como parte do grupo MINORS, ela teve que pechinchar roupas numa espécie de Brás coreano pra compor o look inspirado no retrô do Wonder Girls (mas que lembra muito Roly Poly). Durante a sessão de fotos, o fotógrafo criticou bastante as poses que a Chaeyeon usou e a cena dela chorando com a irmã observando no fundo é muito triste.

A eliminação dela foi super injusta; o fotógrafo escolheu uma foto individual que não favorecia e, na foto em grupo, ela tava cheia de carisma. Depois do SIXTEEN, a Chaeyeon saiu da JYPE e foi tentar a sorte na WM. O resto é história: hoje a gente sabe que a Chaeyeon teve um papel muito importante como membro do IZ*ONE (mesmo ranqueando em 12º) e demonstrou todos os seus charmes pra se tornar uma solista de sucesso durante o Produce 48, com as habilidades de dança sendo seu ponto mais forte.

Kim Eunsuh

Diferente da Chaeyeon, a Eunsuh tinha zero carisma durante o tempo dela no SIXTEEN, sendo eliminada no terceiro episódio, após os resultados da batalha 1×1. Na sessão de fotos individuais do episódio anterior, os jurados já haviam dito como ela era dura e estática (por isso eu ainda tento entender como a Chaeyeon saiu antes). Porém, o motivo pra ela ter saído foi porque ela tinha esquecido a coreografia no meio da prova. 

Tempos depois do SIXTEEN, a Eunsuh foi tentar a sorte em outro reality show da Mnet, o Idol School, que formou o fromis_9. Apesar de nunca ter figurado no top 9, ela ficou bem posicionada após os “exames” realizados no primeiro episódio. Por não ter conseguido debutar de novo, ela acabou saindo da JYPE e não se tem muitas novidades a respeito dos seus trabalhos como idol, se ela está treinando em outra empresa ou desistiu dessa vida. 

Park Jiwon

A Jiwon foi a última a ser eliminada pelas missões do programa, no nono episódio, onde as participantes competiram em uma apresentação de dança e canto de grandes clássicos de outros grupos da JYPE. Apesar de ter sido uma boa participante, a Jiwon pecou nos vocais enquanto apresentava Hush, destoando das suas companheiras de grupo e das demais meninas. 

Ela também se arriscou em 2017 participando do Idol School, porém com muito mais sorte que a Eunsuh. A Jiwon permaneceu em praticamente todas as parciais do programa e seu debut no fromis_9 não foi uma surpresa, angariando a 6ª posição no ranking final e assinando um contrato com a Off The Record, mesmo sofrendo um pouco por conta da investigação de manipulação de votos. 

Natty

Justiça pela Natty! Uma das melhores trainees da JYPE na época do SIXTEEN, Natty foi a participante mais nova do programa e a mais competente em todos os aspectos físicos e técnicos exigidos para se tornar uma idol. Com apenas 13 anos, a bichinha botava as competidoras pra mamar, por isso foi uma surpresa não ver seu nome na line-up final do TWICE.

Assim como as outras duas acima, a Natty tentou debutar através do Idol School, sendo eleita a presidente da sala por conta das suas notas altíssimas no exame de entrada feito no primeiro episódio. Mas, infelizmente, ela não entrou no fromis_9. Depois disso, ela saiu da JYPE e ficou um tempão sumida, até reaparecer como uma solista no ano passado, debutando com o single Nineteen (a ironia, tudo). 

Jeon Somi 

Outra que merece justiça é a Somi. Apesar de eu não achar ela tão habilidosa quanto a Natty durante os episódios, ela é um poço de carisma (talvez muito da sua extroversão seja por ter vivido boa parte da sua vida no ocidente). Ao longo do programa, ela se destacou muito por sua “malemolência” e simpatia, porém isso não foi o suficiente pro JYP pra ter debutado como membro do TWICE.

Logo depois, Somi foi mandada para a primeira temporada do Produce 101, sendo a única trainee da JYPE a participar do programa. Provando ser mais que o suficiente, Somi deu um tapa de luva na cara do patrão ao terminar em primeiríssimo lugar e debutando como center do IOI. Após o fim do grupo, Somi se mudou para a The Black Label e, apesar de morar no porão da empresa junto com sua amiga Anda, debutou solo em 2019 com Birthday. 

Song Minyoung

Minyoung sofreu feito Jesus nesse programa e também na JYPE enquanto era trainee. Isso porque prometeram mundos pra ela (e pra Jihyo também, as duas eram as trainees mais antigas da JYPE na época, se não me engano). Durante a exibição, ela foi muito criticada por conta da sua falta de expressão e frieza diante dos acontecimentos, mas na verdade a Minyoung estava extremamente cansada de esperar seu tão sonhado debut e o SIXTEEN era sua última chance de fazer acontecer. 

Não aconteceu, e a Minyoung acabou saindo da JYPE, retornando para a América para concluir seus estudos. Ficamos muito tempo sem saber nada a respeito da lenda, mas recentemente ela ressurgiu como Youtuber e abriu seu canal contando sobre sua trajetória de idol, além da sua relação com a música. Atualmente, a Minyoung usa seu tempo para estudar, aprimorar o inglês, compor e cantar. 

Lee Chaeryeong

Diferente da irmã, a Chaeryeong aguentou bastante no programa, quase debutando no TWICE, chegando a ficar em nono na classificação geral. Se não fosse a patifaria do JYP de anunciar a volta da Momo, ela poderia ter feito parte do grupo, mas não foi o que aconteceu. No SIXTEEN, a Chaeryeong cresceu em todos os aspectos, se soltando cada vez mais nas missões e conquistando o coração do velho. 

De todas as ex-participantes, ela é a única que continuou sendo trainee da JYPE até finalmente conseguir debutar em 2019 como parte do ITZY, o quinteto que atualmente é o grupo mais novo da empresa, fazendo parte de muitas bombas sonoras que elas têm lançado atualmente e ainda tendo o JYP de patrão. Guerreira, merece ser canonizada por ter esperado tanto. 

Acompanhe o AYO GG nas redes sociais:

Facebook | Twitter | Curious Cat | Instagram

Se você gosta muito do AYO GG e quiser transferir uns trocados pelo Pix, utilize a chave rafaellasolla@hotmail.com.

Autor: Rafa

26 anos, de São Paulo e ativa nessa vida de pop asiático há mais tempo do que eu gostaria.

Nenhum pensamento

  1. Legal saber mais sobre o reality que formou o Twice, principalmente sobre as que não entraram no grupo. E Mnet é Mnet, se não tiver alguma falcatrua acontecendo, então tem alguma coisa de errado. Aliás, me surpreende que a “””””justiça””””” coreana ainda deixe a Mnet fazer competições. In Mnet, M stands for merda

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s