O JYP não conseguia parar de pensar no TWICE quando deu Take a Picture pro NiziU

NiziU fez seu comeback, você sabia? Pois é, eu também não porque eu vivo me perdendo nas datas dos lançamentos japoneses. Elas lançaram o MV para Take a Picture no último domingo, música essa que faz parte do single duplo que vai sair no dia 7 de abril. 

Se você não sabe o que é um NiziU, eu te conto. É um grupo japonês de nove integrantes gerenciado pela parceria entre a JYPE e a Sony Music Japan, formado em 2020 através do reality show Nizi Project. Mas espera, você já ouviu essa história antes? Não se preocupa, não é maluquice sua. 

Vamos olhar o MV antes de tecer alguns comentários sobre esse comeback.

Quando o NiziU debutou, eu achei tanto a música, quanto as integrantes bem simpáticas. Como eu acho que o idioma japonês tem um ritmo mais mecânico, ter Make You Happy como single de estreia fez com que as vozes de todas elas se encaixassem muito bem, justamente por esse instrumental mais compassado que faz com que o vocal acompanhe a melodia no mesmo tom.

Agora com Take a Picture, eu sinto que a identidade do NiziU sofreu um raio coreanizador, apesar de não seguir nenhuma tendência atual do kpop. É um pop alegre com a intenção de ser chiclete, e tem uma batida que, sinceramente, seria mais apropriada para o verão. Talvez tenham se adiantado no lançamento. 

Só que eu quero falar da semelhança assustadora com outro grupo da JYPE, também de nove integrantes, também formado através de um reality show e com a personalidade tão divertida quanto: Isso mesmo, o TWICE. Com Make You Happy, eu entendi que o propósito do NiziU, como um grupo de nacionalidade diferente, era prestar uma grande homenagem às suas veteranas de empresa. Os versos “tell me like ooh-ahh, fancy me do not, be icy I’m so hot, no goodbye baby goodbye” soa extremamente cringe, mas é divertido e cumpriu sua função. 

E Take a Picture continua nessa linha de referências e homenagens, mas não seriam referências e homenagens demais? Não tem como ouvir essa música e não sentir a presença do TWICE nos seus primeiros anos de carreira, entre o debut e 2017. Sons descontraídos que remetem a Cheer Up, roupas e coreografias que lembram LIKEY, todo o conceito do MV influenciado pelos Twicecoasters… O JYP projetou no NiziU o próprio TWICE, e isso reflete muito no direcionamento dessa música.

Similaridades existem e, enquanto o NiziU receber descartes das suas irmãs mais velhas, as comparações vão continuar. Não que eu não fique aliviada de isso não ser outro tryhard, afinal a JYPE sempre teve boas mãos para girlgroups (mesmo que alguns tenham morrido pelo meio do caminho por mal gerenciamento). Se o NiziU entrega coisas minimamente escutáveis, que sirvam para relembrar os tempos áureos de um TWICE jovem, mas espero que isso não dure muito. A gente já viu que empresa grande não sustenta grupo pra sempre, e identidade própria é importante pra que elas sobrevivam na indústria. 

Acompanhe o AYO GG nas redes sociais:

Facebook | Twitter | Curious Cat

Se você gosta muito do AYO GG e quiser transferir uns trocados pelo Pix, utilize a chave rafaellasolla@hotmail.com.

Autor: Rafa

26 anos, de São Paulo e ativa nessa vida de pop asiático há mais tempo do que eu gostaria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s