No finalzinho do mês passado, com o anúncio do comeback do ARTMS (que estranhamente demorou muito pra acontecer), a fanbase entrou em polvorosa porque elas finalmente lançariam uma música que obtinha o status de demo eterna do LOONA depois que o Jaden catou os panos de bunda dele e foi embora da BBC. A questão é que ninguém sabe ao certo qual demo é essa, o que é bem engraçado porque os orbits não precisam de mais de dois palitos de dente pra montar uma teoria sobre o grupo, e aí as pessoas saem atirando pra todos os lados até que as coisas mais absurdas e irracionais surjam, como “o Jaden ainda tem o La Maison em mãos” ou “que música ruim, eu prefiro So What”.
Só que rolaram uns incêndios feios na Coreia do Sul, pra vocês verem como o aquecimento global chegou longe. Março ainda é inverno, comecinho de primavera, no hemisfério norte e, ainda assim, as florestas de lá pegaram fogo. Assim como o Dougie, também não sei se compartilho das opiniões sobre o projeto LOONA ser boicotado, mas acho que podemos repensar algumas coisas. Disseram que, após Butterfly, o Jaden lançaria uma trilogia de singles com o grupo, e considerando a coincidência infeliz e os nomes das músicas previstas, acho que qualquer desastre natural, político, social, econômico, em qualquer escala, aconteceria.
Tirando tudo isso, yay! Burn saiu hoje.
Como a turnê atual do grupo começou justamente dias antes do primeiro lançamento oficial, o ARTMS incluiu Burn nas apresentações pra dar um gostinho aos fãs do que estava por vir, mas aí a Coreia do Sul resolveu pegar fogo na mesma semana e, de repente, aparecer com uma música chamada QUEIMAR não soava tão cunty assim, heh. Elas provavelmente continuaram a performar o single por aí e, em uma semana, o Jaden concluiu que os incêndios já teriam parado e que era tempo de botar Burn no mundão. Porque ela já tinha culminado na saída do próprio da BBC, ficado cinco anos presa em algum pendrive, e agora que surgiu uma brecha pra pescar fã dizendo “oie lembra daquela música que eu prometi lançar antes de me demitir” rola essa situação chatíssima. Meio que uma caixa de Pandora.
Enfim, agora que Burn está oficialmente em nossas vidas, eu penso que o Lee Sooman talvez não tenha sido um vilão pro LOONA de fato. Claro, é triste pensar que elas saíram de Butterfly pra isso, mas não sei se a melhor decisão, depois de 10 meses sem notícias de comeback, foi ter ressuscitado o arquivo .mp3 que o Jaden guardou por tantos anos. Essa é uma faixa icônica pra fanbase, que mora no imaginário coletivo e sobrevive retroalimentada pelo próprio mito. Como será que Burn soaria, é uma pergunta bem comum da galera. Onde será que o LOONA estaria se o Jaden tivesse continuado no projeto.
No presente, sabemos que, independente da linha do tempo de lançamentos, o LOONA viraria pó, mas se Burn tivesse saído no lugar de So What, acho que eu estaria na mesma com elas. Veja, não é uma música *ruim*. Também não é uma música boa. Ela guarda similaridades com o que elas já tinham lançado com o XX, tem um pouco de future bass, um pouco de trap, um pouco de EDM e todas aquelas sonoridades bem características do finalzinho da década passada. Eu não tenho problema nenhum com isso; aliás, acho bem interessante o ARTMS seguir do ponto exato de onde o LOONA parou com o Jaden, assim como o ODD EYE CIRCLE fez com Air Force One, mas Burn não tem substância. É uma casca vazia de coisas que me remetem a boygroups cheios de oppas brutos demais pra demonstrar um sinal de emoção. O refrão até dá uma sobrevida na faixa, mas não segura as pontas por muito tempo. No final, o Jaden não é tão diferente do Sooman. Com bastante má vontade e uma mixagem estranha, ele prova que também consegue produzir seu próprio arsenal de bombas.

Deviam ter esquecido
CurtirCurtir
música chata, que pena
CurtirCurtir
Se os fãs do loona estão reclamando, então é porque a música é boa.
CurtirCurtir
avisa
CurtirCurtir
jury pare de se enganar
CurtirCurtir
“No final, o Jaden não é tão diferente do Sooman. Com bastante má vontade e uma mixagem estranha, ele prova que também consegue produzir seu próprio arsenal de bombas.” *gif da caneta pegando fogo*
CurtirCurtir