[SabadOFF] Os cinco melhores episódios de iCarly (por temporada)

Poucas coisas no mundo conseguem não só se comunicar extremamente bem com a época em que são feitas, como também servem como um perfeito exemplar congelado na linha do tempo da história. E é muito engraçado que um desses raros casos tenha saído dos estúdios da Nickelodeon, em Hollywood, envolvendo uma estrela jovem em ascensão numa ideia completamente maluca e que, naquela época, parecia impossível de dar certo. 

O que me faz ter tanto carinho por iCarly até hoje é a forma como a série conseguiu caminhar lado a lado com as grandes mudanças sociais que a segunda metade dos anos 2000 estava passando. Com o surgimento e popularização do Youtube e das redes sociais num geral, iCarly transmite um senso de inovação conversando com o adolescente médio e suas novas vivências num mundo cada vez mais tecnológico, ao mesmo tempo que possui um olhar extremamente nostálgico para os tempos de uma internet mais simples. 

Estreando em 2007 com Miranda Cosgrove, recém-saída de outro fenômeno do canal, no papel principal de Carly Shay, tinha uma missão importante ao levar o até então projeto da Nickelodeon pra frente, abordando assuntos que eram extremamente nichados de uma forma mais pop. Foi assim que o iCarly previu a popularização do iPhone (com os chamados PearPhones), youtubers, eventos geek, premiações para influencers e trending topics, assim como embarcou na onda de assuntos midiáticos como o sucesso da franquia Twilight, a queda brutal da Britney Spears e o programa mais descolado daquele momento, o Late Night w/ Jimmy Fallon.

E como iCarly é a minha série de conforto desde que estreou na Nickelodeon, resolvi falar sobre os meus cinco episódios favoritos, um de cada temporada (seguindo a ordem de produção) pra esse SabadOFF improvisado de mês das crianças. 

Temporada 1, Episódio 02: iWant More Viewers

Já no segundo episódio, a galerinha do iCarly e o irmão Spencer querem encontrar uma forma de aumentar a popularidade do webshow, que parece estagnada desde a estreia. Pra isso, eles formam duplas e cada uma bola um plano pra fazer isso acontecer, sendo que os perdedores precisam tocar a verruga do Lewbert, o porteiro asqueroso e extremamente perturbado do prédio onde os irmãos Shay moram. Carly e Sam resolvem fazer um cartaz e exibi-lo durante os intervalos do Seattle Beat (uma paródia dos programas musicais da MTV) pedindo pra que a audiência acesse o site, mas uma chuva forte acaba estragando a propaganda. 

Então, a grande piada do episódio começa no momento em que as duas, já conformadas com a derrota, transmitem ao vivo a execução do plano de Spencer e Freddie, que consiste em instalar uma placa de LED enorme no meio da rodovia mais movimentada da cidade com os dizeres “Please go online to iCarly.com”. Tudo parece dar certo, mas as luzes da placa são tão fortes que acabam causando o maior engavetamento de carros da história de Seattle. E não só isso: a placa sofre um curto circuito, fazendo com que vários LEDs queimem e passem a mostrar a frase “Pee on Carl (mijem no Carl)”. O final do episódio mostra que Carl era um policial das redondezas e sugere que as pessoas obedeceram o que a placa dizia. 

Temporada 2, Episódio 15: iGo Nuclear

A turma do professor de ciências Sr. Henning precisa fazer um projeto ecologicamente correto pra semana verde, que vale metade da nota final e aqueles que não forem bem, vão precisar frequentar o “Retiro Batata e Uva”. Carly começa fazendo uma composteira, mas desiste da ideia quando Freddie aparece na sua casa com a mesma ideia executada da forma mais moderna possível. É aí que Spencer resolve fazer com que a lambreta da Carly seja movida a eletricidade. No dia da apresentação, o projeto de Freddie é tido como “sem graça” pelo Sr. Henning e ganha um B-. Sam, que passou os últimos dias não dando a mínima pro trabalho, improvisa com uma laranja que encontrou na mochila e recebe a nota máxima (Freddie: “ela enfiou o dedo numa laranja!”, Sr. Henning: “ela enfiou o dedo no FUTURO!”, esse diálogo me faz rir até hoje). 

Já Carly resolve ir pra escola na sua lambreta elétrica, mas ela só faz 4km/h e toma chuva no meio do caminho, fazendo com que ela pegue fogo no meio da sala de aula. De início, ela recebe a pior nota, mas o Sr. Henning dá mais uma chance pra que ela trabalhe num novo projeto durante o fim de semana. Spencer traz um cara chamado Cal, que conheceu na lavanderia do prédio, e que também estuda física, e assim os dois passam a trabalhar num gerador “que vem da natureza” e tem força o suficiente pra alimentar o lado oeste inteiro da cidade. Carly apresenta o webshow daquele dia com o gerador que fez e o Sr. Henning, que está assistindo do estúdio, garante um A+ pro projeto. No fim, enquanto todo mundo toda uma vitamina no Groovy Smoothie, dois policiais reconhecem Cal como um dos dez criminosos mais procurados pelo FBI por contrabando de substância radioativa. 

Temporada 3, Episódio 03: iGet Pranky

Os três amigos estão conversando sobre pegadinhas que já fizeram quando Carly diz que nunca fez uma pegadinha antes. Pressionada por Sam e Freddie, ela até tenta pregar uma peça colocando um atum no armário do Gibby, mas o plano não sai como imaginou. É aí que, desabafando com Spencer, descobre que o irmão era o “Rei das Pegadinhas” na sua época de colégio, até que um incidente com pó de alho o traumatizou pelo resto da vida. Carly implora por ajuda pra armar uma pegadinha pra cima de Sam e Freddie e, quando dá certo, Spencer acaba cedendo ao vício de novo. 

Numa situação insuportável, Carly e os amigos tentam procurar uma forma de fazer com que Spencer pare de vez com as pegadinhas, até que resolvem procurar os antigos colegas da escola pra organizar uma intervenção. Spencer tenta convencer todo mundo de que não é mais obcecado em pregar peças, mas todos exigem que ele pare pra que outro incidente como o do pó de alho não aconteça. Carly sobe para o quarto em busca de uma câmera pra filmar o que o irmão tem a dizer, mas quando volta pra sala, é surpreendida pelos colegas de Spencer batendo nele por vingança. 

Temporada 4, Episódio 05: iQ

Carly se apaixona por um cara chamado Kyle, que é extremamente inteligente. Por se sentir burra na presença dele, ela acaba se enrolando numa onda de acontecimentos onde finge entender das coisas que ele fala. Quando os dois têm um encontro no cinema, Carly acaba dormindo durante o filme, mas ao chegarem no apartamento, Kyle quer discutir “as implicações sociais” do filme que acabaram de ver. A partir daí, Carly passa os dias estudando para os próximos encontros e Sam sugere que ela escreva pequenas colas pelos lugares para consultar sempre que ele disser algo que ela não saiba. Kyle acaba descobrindo e termina tudo, mas não por ela não ser inteligente, e sim por não ter sido honesta. 

WO BU ZHI DAO!

Em paralelo, o Groovy Smoothie recebe uma intimação da vigilância sanitária porque descobrem que o Costela dorme no andar de cima, que deveria ser usado para o estoque. Sem ter onde morar, Freddie, junto da Sam, ajuda Costela em uma entrevista para alugar o quarto de hóspedes da sua casa e o fazem passar por uma transformação de imagem para que possa impressionar a Sra. Benson. Fingindo ser um “homem de bem”, Costela agora é conhecido como Terrence e precisa viver uma vida dupla se quiser continuar tendo um lugar pra dormir. 

Temporada 5, Episódio 05: iPear Store

E finalmente, o melhor e mais bem escrito episódio da série, Freddie consegue um emprego numa loja da Pear Store (paródia da iStore, as lojas da Apple), mas, apesar de ser competente pro cargo e ser um especialista em tecnologia, sofre um bocado nas mãos do clientes e da sua gerente Natalie. Seus amigos acabam visitando Freddie na loja e Carly pede ajuda com seu notebook, até avistar um cara no balcão de quem gostou. O atendente se mostra péssimo com garotas e não é capaz de interpretar nenhum dos sinais que Carly demonstra (Carly: “eu não ligo de assistir esse tal de Doutor Nem”, Trey: “Quem”, Carly: “sei lá, foi você que disse”). Quando finalmente combinam um encontro, Trey acaba deixando sua personalidade nerd de lado e tenta beijar Carly à força, até que Spencer aparece para intervir. Trey é expulso do apartamento dos Shay e tem o celular estraçalhado. 

No primeiro subplot, Sam interrompe um atendimento de Freddie e faz com que a cliente leve o notebook mais caro da loja. Natalie chama Sam de canto pra conversar e, minutos depois, ela aparece com uma camiseta e crachá da loja, indicando que havia sido contratada. Ao longo do dia, Sam demonstra que tem ultrapassado as metas de vendas, enquanto Freddie vendeu apenas um fone de ouvido. Isso faz com que, eventualmente, Sam seja promovida a supervisora. Freddie surta com a possibilidade de receber ordens dela e se demite, fazendo com que Sam se sinta mal com a situação e vá embora. 

Spencer é o protagonista do segundo subplot. Logo no começo do episódio, ele bota fogo na casa pela 18ª vez e o capitão dos bombeiros diz que nunca mais vai atender a um chamado no apartamento dos Shay. Ele aparece, então, no QG do corpo de bombeiros disposto a pedir desculpas com uma bandeja de brownies (que foram queimados), mas em vez de aceitarem, a equipe decide que Spencer deve trabalhar com eles durante uma semana pra entender como a vida dos bombeiros é puxada. Durante o dia, Spencer pinta os extintores com listras e deixa secando do lado de fora enquanto conserta a maçaneta da porta e prepara um chili para a equipe. Sem ninguém perceber, ele acaba botando fogo nas cortinas e ninguém consegue apagar o fogo por não ter extintores, ou sair do QG por causa da maçaneta.

O terceiro subplot mostra Gibby querendo comprar uma nova capa para o seu celular, que é um modelo bem mais antigo. O atendente, Woody, não vende nada há dias e parece bem empolgado ao mostrar os vários modelos de capas para Gibby, que não consegue decidir qual levar. Woody acaba ficando desesperado pra vender e quando Gibby finalmente se decide, percebe que não trouxe a carteira. Enquanto Woody chora em posição fetal no chão da loja, Gibby se afasta e vai embora.

Vocês sabiam que agora eu vendo minhas artes? Lá na Colab55 tem algumas opções de produtos com estampas que eu fiz e você pode comprar pra ajudar essa pobre coitada que escreve o blog.

Acompanhe o AYO GG nas redes sociais:

Facebook | Twitter | Youtube | Tiktok | Behance

Deixe um comentário