Kpop, News

Solar baforou spray de própolis em todos os lançamentos da Maria Hwasa com Honey 

Já não é mais proibido dizer que o MAMAMOO tá nas últimas depois do esforço zero em lançar algo legal no ano passado, a empresa insistiu, insistiu e acabou nem aproveitando que a Wheein tem mais dois anos de contrato estendido antes de ir pro cafofo do Jay Park de vez. Então, o que resta é ficar esperando os solos das integrantes e torcer pra ser melhor do que o grupo (o que não precisa de muito também). 

Depois da RBW dar música pra todo mundo e deixar a líder do MAMAMOO de lado, finalmente ela teve sua chance de brilhar. E, pra ser sincera, era a única integrante de quem eu esperava alguma coisa sabendo que eu não ia me decepcionar (até porque Spit it Out pode não ser tudo aquilo, mas que a bicha sabe ser performer, isso ninguém pode negar). Bom, o primeiro filho da Solar já está aqui, e a pergunta que não quer calar é: será que ela segura o rajadão o suficiente pra quebrar o Hwasa-gate?

Aviso de conteúdo: muito açúcar e lacre cis.

A resposta é: SIM!!!!!! Vocês não sabem o quanto eu to feliz de ver a Solar lançando algo assim porque 1) eu já vi ela ao vivo e ela tem personalidade e carisma incríveis pra sustentar qualquer conceito; 2) Spit it Out não faz jus ao potencial da gata; 3) tava cansada da suzyficação do MAMAMOO colocando a Hwasa em absolutamente todos os lugares. Sempre foi muito interessante acompanhar elas como grupo (pelo menos até 2019, mais ou menos), já que as integrantes saem um pouco daquele espectro de idols e são vistas como “artistas”; entre aspas porque idols são artistas, mas os coreanos não enxergam dessa forma e frequentemente se dirigem ao MAMAMOO como “verdadeiras artistas”. Eu vejo mais como aquilo da empresa deixar com que cada integrante se desenvolva a sua maneira, e isso fez com que o grupo se tornasse único, quase um caleidoscópio que, dependendo do ângulo, você enxerga formas diferentes.

Enfim, o MAMAMOO é muito abstrato e, por muito tempo, não se sabia o que esperar delas. Essa era a graça da coisa, que causava um frio na barriga como quem está apaixonado; MAMAMOO foi um dos meus grupos favoritos por anos justamente por causa dessa tridimensionalidade que elas têm. Mas, sei lá, parece que a notícia da saída programada da Wheein meio que desanimou o restante das meninas e, por consequência, a própria RBW, que já não vê mais sentido em investir nelas como grupo e até tá preparando o terreno pro seu próximo girlgroup estourar da forma como elas estouraram. É um fim tão melancólico, sabe? Pior do que acabar de vez, ver um ato significante assim morrer aos poucos me deixa chateada (pois é, não pensem que só porque eu falo mal das coisas que eu gosto que eu não fico triste). 

Enfim, como a Solar entra nessa filosofia toda? É que, depois de muito tempo, eu me senti exatamente da mesma forma como eu me senti quando descobri Piano Man pelos algoritmos do Youtube há, sei lá, 6 anos. Apesar de confiar muito na Solar (o bias nela contribui um pouco), eu gosto de ser surpreendida. E até podem ser por motivos diferentes: Piano Man me chocou por ser um número de jazz sensual com vocais poderosos num kpop ainda muito cru. Já Honey causa surpresa por ser o lugar onde a Solar, que já vinha sofrendo com toda a onipresença da Hwasa, toma o protagonismo pra si, sendo fashionista e performática como a diva pop wannabe que ela é. Como eu disse nas linhas acima: eu confio nela, mas os lançamentos do MAMAMOO tavam tão capengas que Honey se torna a melhor merda dos últimos anos. 

O contexto todo é a Solar sendo algo como uma abelha-rainha, com os seus servos em volta, dançando ou dizendo com gestos o quanto ela é linda, enquanto a música basicamente canta aquele verso de 2000 s2, da Luísa Sonza: “tá viciado no meu chá, se lambuzando no meu chá”. Só que com mel e de uma forma mais contida, afinal Coreia do Sul. E pode até não ter sido a intenção (porque eu acho que é gesso), mas eu amo esses moldes de cera do rosto dela, e como eles vão se quebrando, revelando coisas da sua própria pessoa, representada pelas tintas. É como se ela tivesse quebrando a forma e finalmente se mostrando pro mundo. 

Honey é o ballroom gostoso que o MAMAMOO estava acostumado a lançar antes que saísse dos trilhos e, de certa forma, parece que a Solar presta uma grande homenagem a isso tudo, ao mesmo tempo em que consegue colocar suas características e fazer com que a música seja somente sua. Em dois lançamentos, ela consegue soar mais original e interessante do que a Hwasa, que não consegue sair do personagem de Maria desde o debut solo. No fim das contas, essa massificação da figura da Hwasa acaba sendo a mais cansada e menos interessante do MAMAMOO todo, restando a Solar a retomar seu lugar de abelha-rainha (ou líder, chamem do que quiserem) do grupo e difundir sua imagem por si só, criando uma rivalidade saudável com a sua companheira. Quem ganha no final? Eu, óbvio! 

Escute também: Big Booty

Cara, deixa eu passar rapidinho pelo EP da Solar antes de falar dessa que é a maior música já feita na indústria coreana. Face é um álbum… Bem na média. Vou passar um pouco de pano porque é o primeiro trabalho mais elaborado da Solar, mas podia ser melhor, mais variado. Agora que eu já passei as primeiras impressões, vamos conversar sobre Big Booty. Eu to rindo enquanto escrevo esse parágrafo, mas assim, VAMOS CONVERSAR: o que foi isso?! São quase quatro minutos da Solar cantando sobre como a bunda dela é grande e redonda feito uma maçã num jazz classudo nova-iorquino dos anos 30. Tipo, sério!!!!!! Essa filha da puta é ou não é a artista do milênio? Só escutem e depois me falem o que acharam. 

Acompanhe o AYO GG nas redes sociais:

Facebook | Twitter | Youtube

Se você gosta muito do AYO GG e quiser transferir uns trocados pelo Pix, utilize a chave rafaellasolla@hotmail.com.

Um comentário em “Solar baforou spray de própolis em todos os lançamentos da Maria Hwasa com Honey ”

  1. Ainda vou escutar o álbum, mas FINALMENTE a Solar REAGIU!!! Era a única que faltava (e a que mais carismática das quatro)… Mesmo com Spit It Out eu senti falta da persona bem divertida que ela tem e Honey entregou isso xD!!!!

    (E oq vc falou da Hwasa estar perdida no personagem, nossa real DEMAIS… É muito triste ver o Mamamoo acabando desse jeito… Sei lá, parecia algo muito mais equilibrado antes da Suzyficação…)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s