Revisita AYO GG | 18 de janeiro de 2011

Revisita é uma seção do AYO GG dedicada a falar dos lançamentos de dez anos atrás pra gente se dar conta do tempo que passou, escutar uma música e falar “Já faz tudo isso???? Jesus, como eu to velho…” mesmo tendo 20 e poucos anos.

Estamos em 2021 e eu me dei conta de como seria legal colocar algo mais retrô no site, afinal, o ano de 2011 está mais longínquo do que nunca. O que você estava fazendo neste exato momento daquele ano? Eu tinha meus quinze aninhos e admitia pra mim mesma que eu amava jpop, por exemplo.

Mas em questão de lançamentos femininos na Ásia, o que será que rolou lá pra trás na data de hoje?

G.NA – Black & White

Sob o nome artístico de G.NA, Choi Jina foi uma solista da Cube que fez seu debut oficial em 2010. Naquela época, a Cube tinha somente quatro anos de existência e contava com apenas dois grupos no seu catálogo: o 4Minute e o BEAST (hoje Highlight).

A empresa apostou na G.NA e o sucesso veio no ano seguinte, justamente com Black & White, que disparou em primeiro lugar no Gaon e vendeu incríveis 2.3 milhões de cópias digitais. A música é leve, gostosinha e até um pouco cafona, sendo que em alguns momentos, principalmente na ponte, ela ganha força e mostra como a G.NA é uma artista versátil, capaz de entregar algo mais maduro, mas não essencialmente pesado.

O MV é bem engraçadinho ao contar a relação de um casal jovem que tem suas briguinhas, seus ciúmes, mas que também se gosta muito. Botaram uma neve ali só pra dizer que seria um lançamento de inverno, porque ninguém vai sair num tempo desse de shortinho (a não ser que você esteja gravando o clipe de Sálvame). Era tudo que o kpop tinha pra oferecer em 2011 que não fosse um EDM apocalíptico e desesperador.

No geral, Black & White foi o grande auge da G.NA, com sua carreira que durou mais alguns anos antes de se envolver em um escândalo de prostituição e abandonar a carreira. Eu imagino que tudo isso tenha sido extremamente traumático pra ela, ainda mais que a Cube não ofereceu nenhum tipo de suporte, só terminou o contrato mesmo (ela vai aparecer mais uma vez em algum momento desse ano e aí eu detalho essa história). Será que algum dia a G.NA (bem de saúde física e mental) faz seu retorno triunfal com algo tão bom quanto essa delicinha?

Autor: Rafa

26 anos, de São Paulo e ativa nessa vida de pop asiático há mais tempo do que eu gostaria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s