Sowon, polêmica de nazismo e a figura falsa de “burro” do idol coreano

Edit março/2023: esse post tá ganhando uma atenção fora do comum por conta da recente merda da Chaeyoung do TWICE em vestir uma camiseta do Sid Vicious com uma estampa da suástica nazista e, consequentemente, o pedido de desculpas mixuruca que ela postou no Instagram. E também pela divulgação do Dougie, né… Obrigada, amigoooooooo!!!

Queria dizer que eu ainda acho esse post um ótimo exemplo sobre essas e outras polêmicas do kpop, principalmente quando eu falo sobre essa ultraproteção que os fãs têm sobre os idols, como se eles fossem seres alienados e desprovidos de senso crítico, mas acho que eu acrescentaria algumas coisas aqui (por isso resolvi fazer esse edit, não queria ter que fazer um post só pra Chaeyoung ou reformular esse texto), como por exemplo o fato de vermos a perspectiva das coisas de acordo com a nossa grade curricular básica.

Apesar da Coreia do Sul ter conhecimento dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, é bem mais superficial do que a gente aqui no Brasil, por exemplo. Aliás, isso é muito cultural e geopolítico. A Coreia sofreu muito nesse período por conta do exército japonês e, como o próprio Japão fazia parte do bloco do Eixo, a aproximação política com os EUA foi inevitável. Então é possível que lá o ensino sobre a guerra seja sob uma ótica onde os EUA são os heróis. Diferente daqui, onde aprendemos (de forma bem rasa também, importante lembrar) que não existem heróis ou vilões definidos nessa história toda.

Segundo ponto que eu quero destacar é que eu vi no Twitter que o apelido dado para a Sowon não tem a origem que eu citei. E, bom, eu queria rebater que ele tem sim essa exata origem, mas não deixei claro que esse apelido não foi criado pela SinB. Se a gente pesquisar “sowon is kitler” no Google, o segundo link nos leva a uma thread bem interessante no Reddit, onde o usuário explica que esse termo era bem popular na Coreia durante a exibição do Produce 101, quando a líder do DIA recebeu esse apelido com a exata definiçao de “sobrenome + Hitler” por ter uma postura semelhante a um ditador. Ou seja, o GFRIEND pode ter ido na onda da popularidade do apelido, mas me dizer que elas chamavam a Sowon assim por ser algo como “kitty + taller” é tirar uma da minha cara.

Terceiro, levando em conta o contexto do atual governo sul-coreano, eu diria que a gente precisa manter o olho aberto pra ver como esses acontecimentos podem tornar o kpop uma potencial arma da extrema-direita no país. A Ásia, principalmente países do leste (eu nicharia ainda mais e diria “principalmente o Japão”), são conhecidos por relativizarem contextos históricos com uma facilidade assombrosa. Vi no Twitter alguém postando umas imagens de uma entrevista (?) onde a galera simplesmente não se lembra ou, pior, minimiza os efeitos do nazismo durante a Segunda Guerra. Então chegar em 2023 com um presidente absurdo lá na Coreia e a Chaeyoung vestindo uma camiseta com uma suástica ou um cropped do QAnon (fórum conspiracionista estadunidense) sem qualquer represália me faz, no mínimo, levantar as duas sobrancelhas.

Ditas as coisas que eu queria, sinto que o post tá completo pra ser lido. Aproveitem!

Pois é, já acordamos com o fardo de ter que lidar com mais um assunto sério aqui no blog, e, por mais que eu tenha prometido não comentar nada que remeta a controvérsias ou coisas do tipo, GFRIEND é meu grupo favorito e eu me vi na obrigação de tecer a minha visão diante dos fatos, já que essa bomba caiu exatamente no mesmo dia em que a Sowon anunciou que lançaria uma nova OST (que, a essa altura, eu nem sei pra que é a OST exatamente, todas as informações sobre isso foram esmagadas com os acontecimentos recentes).

Não faz nem um dia que a internet caiu em cima da Sowon, líder do grupo, por ela ter postado fotos posando ao lado de um manequim de forma “romântica”. Esse manequim estava trajando um uniforme do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ser o traje regular dos soldados alemães e não da SS, a guarda nazista liderada pelo Hitler, o contexto histórico e a forma como a Alemanha se portou durante esse período já indicam que não eram fotos para serem postadas.

Bom e acabou que eu concordei com a maioria das coisas que li na internet. Ainda mais por não ser a primeira vez que o grupo se mete com piadas de mal gosto, principalmente sobre o nazismo. 

As fotos saíram de uma parte da filmagem do making of do VCR do álbum Walpurgis Night e, o que diziam ser um museu, na verdade é um café cujo cenário é utilizado em muitos dramas coreanos, como em Goblin. O Café & Chocolatier Zino tem uma decoração bem ocidental que remete à Europa, mas eu fiquei surpresa de saber que tem um manequim alemão lá (o que também direciona a culpa para o responsável pela decoração do café, né?). 

Enfim, existe a possibilidade da Sowon ter visto o manequim e posado com ele por ser “bonito”? Existe, mas considerando que ela estuda no departamento de Cultura e Artes da Universidade Feminina Sungshin, com algumas matérias da grade focadas em história… Fica um pouco mais difícil de defender.

Vocês lembram da época que o kpop começou a ganhar palco internacional e como os idols faziam merda, desde frases erradas em inglês nas roupas até a escolha duvidosa de locação de photoshoot (sim, estou falando exatamente disso que você está pensando)? Pois é, a diferença é que isso aconteceu há alguns anos e existia a desculpa de que era o início de uma globalização do gênero (o que não torna nada menos problemático). Agora, estamos em 2021, com o kpop totalmente estabelecido com seu público internacional, com maior acesso e mais facilidade em coletar informações. É óbvio que a foto da Sowon com o manequim alemão ia estourar do jeito errado.

O que piorou a situação foi o fato dela ter excluído a foto minutos depois da postagem, alegando que “os fãs ficariam com ciúmes” de vê-la “com outro homem”. Não sei se ela tomou uma prensa da empresa pra deletar ou se esse realmente foi o motivo, mas só deixou tudo ainda mais difícil de tentar entender e, em consequência, educar.

Não é a primeira vez que o GFRIEND se mete em piadas de mal gosto. Em uma live que não sei de quando é (pelos cabelos das meninas na foto, me parece ser em 2017 durante as promoções de Summer Rain), a SinB revelou que o contato da Sowon está salvo como “Kitler” no seu celular, pois é a junção de Kim Sojung (nome real da Sowon) e Hitler. O motivo seria que a Sowon costuma ser malvada com as demais integrantes e tem uma espécie de “capeta” dentro dela.

Isso significa que elas são antissemitas ou algo do tipo? Não. Essa situação toda demonstra mais sobre a gente do que o grupo em si, em como a gente tem esse pensamento de que todo idol coreano é bonzinho e inocente, como se eles não tivessem passado por uma instituição que se chama escola. A Coreia do Sul foi prisioneira de guerra do Japão que, por si só, era aliado à Alemanha nazista. Pelo ódio histórico entre os dois países, não é meio difícil acreditar que não haja ensino sobre a Segunda Guerra Mundial nas escolas coreanas?

A Sowon não é exatamente obrigada a saber diferenciar um uniforme militar comum da Alemanha do uniforme da SS, mas é, no mínimo, desejável que ela tenha bom senso diante do histórico de piadinhas do grupo (e o contexto histórico em geral). De qualquer forma, o comunicado da Source Music, empresa do GFRIEND, saiu hoje pela manhã (já era noite na Coreia do Sul). Nem vou entrar no mérito da demora em se pronunciarem, mas eles disseram o seguinte:

Olá, aqui é a Source Music.

O making of do VCR do GFRIEND e a integrante Sowon gerou bastantes críticas e queremos nos desculpar profundamente por isso.

Em novembro do ano passado, o VCR do último álbum lançado foi filmado em um café e os funcionários e integrantes tiraram várias fotos dos objetos do local para serem postados nas redes sociais. 

No dia da filmagem, fizemos nossa averiguação no local para ver se estava tudo certo, mas o uniforme do manequim passou despercebido. Antes que o making of fosse lançado no dia 12 de dezembro, e as fotos no dia 31 de janeiro, realizamos uma nova verificação, mas novamente não encontramos nada que pudesse ser um problema. 

Não nos demos conta de que haviam objetos inapropriados [no local], também não fomos minuciosos nas nossas análises antes das postagens, e, por último, não fomos atentos o suficiente nos problemas históricos e sociais presentes, pelos quais nos desculpamos. Estamos dando nossos sinceros votos de perdão por todos aqueles que se sentiram desconfortáveis com as postagens. 

A parte problemática do vídeo agora foi retirada (N/A: realmente, eu assisti o making of de novo e eles subiram o vídeo já editado). A própria integrante ficou surpresa ao se dar conta do que a foto dela significava e deletou no mesmo instante. (N/A: aqui eles quiseram dizer que a foto também estava circulando na plataforma de interação Weverse e, após fãs explicarem a problemática, ela deletou na mesma hora). Ela também se sente arrependida e pede desculpas, e tomará as consequências de seus atos. 

Percebemos que o conteúdo que postamos pode afetar várias pessoas e queremos ser mais cuidadosos com problemas futuros e casos similares.

Mais uma vez, pedimos perdão profundamente para todos que se machucaram com os conteúdos. 

Minha palavra final: com essa nota da Source Music, eu realmente espero que o GFRIEND tenha aprendido que não é qualquer coisa que se diz/faz na internet, ainda mais sendo uma pessoa pública de alcance internacional. Não dá pra continuar dizendo que idols não sabem o mínimo de contexto histórico, principalmente sobre um evento que literalmente moldou o mundo moderno. 

E, a todos que se aproveitaram da situação pra divulgar notícias falsas do grupo (como divulgar uma foto da Sowon fora de contexto dizendo que ela fez saudação nazista) ou ofender as integrantes, saibam que é tão vergonhoso quanto. 

Caso vejam fake news ou ofensas desnecessárias ao GFRIEND, mandem um e-mail para sourcemusic.singo@gmail.com

2 comentários sobre “Sowon, polêmica de nazismo e a figura falsa de “burro” do idol coreano

  1. Sempre que estoura uma coisa assim a galera sempre vem com essa de “ela nem deve conhecer o que é nazismo” ou “provavelmente ela não entende” quando todos esses idols tem ensino completinho (e como a Sowon, muitos estão em faculdades). Eu simplesmente não entendo a mentalidade do kpopper médio de pensar que todo o idol é burro/inocente demais pra entender o contexto de algo que é básico (claro, existem exceções principalmente quando se fala de problematicas culturais, como o uso da n word que ninguém fora dos eua é obrigado a saber ou entender sem contextualização).
    Enfim, espero que a Sowon entenda depois dessa e que essa brincadeirinha de Kitler suma de vez da boca das meninas, porque o negócio foi pesado.

    Curtido por 3 pessoas

Deixe um comentário